Santarém foi palco, no dia 28 de Setembro, do 1º Encontro Nacional 4L. Finalmente, o tão carismático e popular modelo da marca francesa, teve direito entre nós, a uma concentração no verdadeiro sentido do termo, que teve na pessoa do entusiasta Jorge Viegas, o seu organizador.

A concentração das viaturas deu-se no Parque de estacionamento da Av. Sá da Bandeira, seguindo a caravana, pelas principais ruas da Cidade, até à hora de almoço que decorreu num restaurante típico. Durante o almoço discutiram-se ideias e sugestões para aquele que sendo o ainda embrionário Clube Renault 4 Portugal, venha a ser oficializado, o mais rapidamente possível.
Na parte da tarde, a caravana seguiu em passeio pela Lezíria Ribatejana, tendo visitado a Casa Museu e o Complexo Turístico e Recreativo dos Patudos em Alpiarça, onde pode ser observada uma imensa colecção de mobiliário, tapeçarias, porcelanas, faianças, pintura, escultura, de entre o Séc. XIV ao Séc. XIX. De salientar que esta casa, além de ter acolhido as mais prestigiadas individualidades da República Portuguesa, é hoje visitada por milhares de pessoas que a caracterizam por ser uma das mais belas casas Portuguesas do século XX.

O encontro terminou com uma visita à Reserva Natural do Cavalo Sorraia, integrada no referido Complexo Turístico, sendo este um local ideal para a preservação desta espécie Ibérica, em perigo de extinção, proporcionando-lhe 25 hectares de terras de pastagem, floresta e lagos, num habitat natural, tranquilo e livre. O projecto inclui não só os cavalos, estábulos e aves diversas, mas também uma Escola de Equitação, Falcoaria, Centro de Jardinagem, incubadora e aviário para aves exóticas. Esta Reserva reflecte, no fundo, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.
O encontro teve assim uma vertente lúdica e cultural, que espera-se, seja mantida em futuros eventos. Assente ficou já, que o próximo encontro ocorrerá na zona de Coimbra, e realizar-se-á no próximo mês de Março ou Abril.
Outra das novidades, é que a partir do dia 20 de Outubro, sempre no 3º Domingo de cada mês, os entusiastas encontrar-se-ão na Estação Fluvial de Belém, em Lisboa, para pequenos-almoços de convívio.

Para a história deste primeiro encontro refira-se que o número total de viaturas participantes, ascendeu a 38, um número bastante apreciável para um primeiro encontro. O veículo mais antigo foi a 4L do Sr. Álvaro Paulino (Modelo L – 845 cc de 1967) da Amadora, e a 4L que veio de mais longe foi a 4L do Sr. Francisco Ferreira (Modelo GTL – 1108 cc de 1986) que se deslocou de Braga até Santarém. Por fim, este grupo de amigos agradece a colaboração de; Sr.a Dolores Alves da Casa Museu dos Patudos; Sr.a Eunice Marto da Região de Turismo do Ribatejo; Governo Civil do Distrito de Santarém; Câmara Municipal de Santarém; Roques (concessionário Renault de Santarém); e P.S.P de Santarém, sem a colaboração dos quais este evento não teria sido possível.