Os apaixonados pelas 4L não param! Nem o calor que se fez sentir no Alentejo no Fim-de-Semana de 31 de maio e 1 de junho, os impediu de rumar até à bonita vila de Mértola para mais um encontro nacional. É já o 4º. Dando seguimento a uma política de organização de encontros nacionais que abranja todo o país, coube agora ao Sul de Portugal acolher estes entusiastas, depois da Serra do Gerês.
Debaixo de um Sol escaldante, os participantes reuniram-se no Cais Fluvial, nas margens do Guadiana durante a manhã, para as habituais rotinas de recepção. Uma vez concluída, a caravana percorreu as ruas da vila debaixo do olhar curioso dos habitantes, que não pouparam elogios às “4L”.

Concluído o “reconhecimento” da vila, estava na hora do almoço, e nada melhor do que um piquenique na fresca praia fluvial da Mina de São Domingos, outrora população mineira, uma das maiores explorações do país, e carregada de rara beleza. Todos puderam recompor as energias dispendidas na viagem – que para alguns foi de algumas centenas de quilómetros – conversar animadamente sobre as suas máquinas, experiências e feitos, dúvidas, e até transaccionar algumas peças.
Entre as curiosidades destes encontros, consta que já chegou a haver uma troca de 4L’s!! Paralelamente puderam também admirar a magnífica paisagem da Tapada, um autêntico ex-líbris do interior do Baixo Alentejo. Mais tarde, e já com o calor bem menos agressivo, os participantes prepararam as suas “máquinas” para atacar o antigo caminho ferroviário que ligava as minas até ao cais do Pomarão. Um percurso de alguns quilómetros, perfeitamente insólito e com uma paisagem no mínimo “curiosa”.

Para finalizar um dia que já ia longo, todos puderam desfrutar de um jantar ao ar livre, debaixo de um lindíssimo céu estrelado, onde foram entregues os prémios respectivos, prestadas todas as informações sobre a formação do clube, e feitos os agradecimentos à Câmara Municipal, patrocinadora do evento. O segundo dia da concentração começou por um passeio a pé pelo núcleo histórico de Mértola, onde todos puderam observar toda a beleza desta vila do Baixo Alentejo. Depois do almoço a caravana dirigiu-se para o Pulo do Lobo, local de rara beleza natural e de características geológicas únicas em Portugal. Terminou assim um encontro intenso e animado, onde a boa-disposição e camaradagem imperou durante todo o Fim-de-Semana. Ficou no ar já uma imensa vontade de repetir a experiência brevemente. Sempre ao volante de um…. 4L!!

Texto e Fotos: Fernando Palma e João Seabra, Renault4.clube.portugal

F010402g F010404g F010405g F010406g F010407g F010408g F010409g F010410g F010411g F010412g F010413g F010414g F010415g