Decorreu nos passados dias 17 e 18 de Setembro na região do Douro e Serra do Alvão, o 10º Encontro Nacional Renault 4, organizado pelo 4 Clube de Portugal.

Neste evento estiveram presentes 111 pessoas de todos os pontos do país entre sócios e simpatizantes do clube distribuídos por 41 viaturas num total de cerca de 150 km percorridos.

Alcino Barros, membro da organização, explicou o objectivo da concentração: “Divulgar e dinamizar o modelo para que se tenha a noção do quão polivalente foi o carro e promover o convívio entre os participantes”.

Foi montado o “check in” na Quinta da Pacheca (Lamego) onde as viaturas ficaram em parque fechado. Aí foi possível por parte dos participantes verificar as obras de restauro que tinhas sido efectuadas e comprovar o estado de conservação dos exemplares. Depois de uma visita pelas instalações da Quinta, bem como de um excelente Porto de Honra servido na impressionante adega, seguiram as viaturas por entre as belíssimas paisagens que as encostas viradas ao Douro propiciam.

Chegados ao Pinhão, fez-se uma paragem para desentorpecer as pernas e recolha de amostra fotográfica, uma vez que para muitos era a primeira vez para estas bandas. A comitiva seguiu então estrada acima na direcção de Vila Real, passando por Sabrosa. Já em Vila real, e depois de devidamente acomodados na Residencial Clássico, os participantes foram agraciados com um jantar no Restaurante Quinta da Petisqueira, onde foram distribuídos os diplomas de participação, brindes e, acima de todo, se confraternizou.

No dia seguinte, logo pela manhã, a comitiva levantou arraiais e Serra do Alvão acima dirigiram-se os participantes às Fisgas do Ermelo onde se fez nova paragem para deliciar a vista com as escarpas e quedas de água, muito conhecidas por aquelas bandas e que muitos turistas procuram, já com o alto da Senhora da Graça no horizonte. Depois de uma passagem pelo centro de Mondim de Basto, chegava a mais dura das provas para as máquinas participantes: a subida à Senhora da Graça. Todas as viaturas chegaram ao topo, sem que nenhuma se tivesse queixado, tendo estado presentes algumas com mais de trinta anos e outras com mais de 300.000 Km.

Novamente em parque fechado, juntaram-se todos os veículos para a foto de família e foi encerrado o encontro, na certeza de que pró ano há mais…

Texto: Miguel Pinto
Fotos: Miguel Pinto, Miguel Pereira e Jorge Viegas

F011123g